terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Berilo

Os gregos reconheciam que essa pedra poderia ser empregada para melhorar a visão, e denominavam-na ”Beryllos”, que significa “óculos”. Os romanos lapidavam-no para servir de óculos, o que permitia observar melhor as lutas dos gladiadores. Consta que o próprio imperador Nero tinha tais óculos.

Ser de mil olhos, terrificante.
Mil íris policromadas refletindo a coréia d'alma.
Imensurável és tu, criatura sobreceleste.
Que vigia e contempla os demônios particulares.

Ratoeira funesta, armadilha de corações necessitados
Abrigo dos que choram, certeza dos enfronhados.
Predicado preexcelso, dono de harta vivacidade,
Teu pórtico é sublime, apaixonado.

Entrego-me ao teu domínio, orfão de acolhimento
Busco chamego nos tons, nos vermelhos afogados.
Quero habitar dentro de ti, gracejar do teu abraço.
Deixe-me vislumbrá-lo, cativar teu entusiasmo.

Quero ser quem sou, espelho de minha mente!
Não quero ser reflexo, nem transcrito em esteriótipos.
Quero ser arte, me admirar. Quero ser notável.
Quero te ver esquecer teu juízo sobre mim, afável.

Monstro tão belo que induz ao regozijo,
Faça-me sorrir mais uma vez, mesmo que sozinho.
Deixei-me ser teu amante, teu concubino apaixonado.
Por que o antes e o depois, agora, viram passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário