segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Lágrimas de Apache

As Lágrimas de Apache surgiram do esfriamento repentino de lava por água fria ou gelo. De acordo com as lendas indígenas, a Lágrima de Apache surgiu quando o homem branco expropriou os índios de suas terras. Estes ficaram tão tristes que começaram a chorar todos ao mesmo tempo. Suas lágrimas caíram sobre a terra, onde se transformaram em lágrimas negras, sólidas, em memória dos apaches. Por isso até hoje as Lágrimas de Apache são consideradas símbolo de liberdade, da força, da saúde por todos os povos indígenas..

O estigma d'alma é mais profundo. As feridas que não casquejam e nem repelem, feridas que jorram prole, pulsam sem ritmo, sem propósito. A lágrima que chora pra dentro é mais salgada, castiga a temperança e adormece o atrativo. Lágrima que vem para secar, desacorde. O choro que arranha o âmago, destroí a benquerença e finda com a admiração. A tristeza que nasce forte não morre, só se converte em simulado. A desgraça silenciosa que conquista torrão aos poucos e se apodera da essência, que não retrocede, só se afixa. Infelicidade é viver sem deleite, acautelando-se com o passo seguinte, prevendo o degráu a ser alçado. Não existe o por acaso, só o premeditado.

A crosta protetora do íntimo é muito tênue, por vezes não possui vigor para lutar contra a miséria. Casca que desfarela-se, se esvaece por entre as veias e riachos da compleição. Corpo tão fraco que não suporta o adeus, asca anatomia que só se adapta ao outro, mas não se fortalece com seu próprio regozijo. Coração inseguro que não cumpre seu destino, opta por adstringir-se aos lêmures do passado. Coração que não bate, mas toma fôlego, inspirando a ultimato que lhe foi afiançado, pronto para sentença de esquecer mais um dentre tantos obliterados. Têmpera que cansou de ser circuito, e que deseja estagnar num único momento. Por mais que a melancolia seja estrênua, não supera jamais a capacidade de emenda do ser humano, nada o destroí, só fortalece.

5 comentários:

  1. Nossa, esse post foi enigmático, mas ao mesmo tempo, interessante! É ver como se pode superar as adversidades, contagiando-se da energia do mundo. Esse exemplo das Lágrimas do Apache demonstra que, se você desanimar, o mundo te engole. Mas, se tiverem pessoas a seu lado, pelo menos pra compartilhar a dor contigo, passa mais rápido. E você ainda pode descobrir que a felicidade reside naqueles onde menos se espera. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Só agora com mais calma que deu para coonhecer seu espaço e fico feliz por ser de Pernambuco tbm.

    Enquanto ao seu texto adorei por ser completo, compacto e profundo, descrito no comentário acima.

    Desejo um ótimo início de ano.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Li um texto enigmático e poético, aprendi um pouco da cultura indígena e ainda, de quebra, conheci um blog excelente em termos de visual.

    Tchê! Que blog bonito!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. vim agradecer demais seus comentários no meu blog e eu vi que vc twittou tbm. rsrs
    Brigado mesmo,
    Vou seguir tbm você e depois eu venho ler com mais calma. :D

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela crítica no meu blog ^^
    http://etudoqueeusei.blogspot.com/2010/12/um-minuto.html?showComment=1294105245281#c3067477645409180045

    Bom, vou tentar evoluir sempre ^^
    Às vezes a gente se inspira em algumas pessoas, e sem querer acabamos por seguir os mesmos caminhos que elas. É por isso que eu procuro seguir outros rumos... mas nem sempre as palavras saem totalmente autênticas.

    Abraço ^^

    ResponderExcluir