quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Dontem

Certas coisas já começam no passado. Quem nunca conheceu alguém e sentiu instantaneamente que aquela pessoa te lia por completo? Tanto que, inconscientemente, você acaba vivendo muito mais intensamente uma história de poucos dias como se fossem anos. Pessoas que fazem instantes virarem eternidades, que fazem palavras cravarem fundo no peito e te acompanharem pro resto da vida; Pessoas de cheiro, de riso, de espontaniedade. Pessoas que te fazem confessar os seus segredos mais intimos, seus temores mais obscuros e suas expectativas mais escorregadias. Pessoas que te escutam, te compreendem e que, principalmente, te aceitam da maneira como você é.

Essa mesma sensação pode não ser tão boa.

Ocasionalmente você conhece alguem que faz despertar as piores lembranças em você. Pessoas que, inconscientemente, surgiram na sua vida para virarem passado. Um passado doloroso. Você sabe, você se arrisca, luta contra seus instintos e contra seus sentimentos. Vai de ré a tudo o que você acredita te definir, ser você. Abre mão de sua identidade, de seus preceitos e trejeitos para digladiar contra o destino, e que por mais que ele grite, berre na sua cara que aquilo não lhe faz bem, você se faz de surdo, você fecha os olhos e deixa-se tragar pela incerteza. Pessoas assim lhe causarão cicatrizes irremediáveis. Lhe traram desgostos inimagináveis, mas não surpreendentes. Lhe farão duvidar da sua essencia e de sua plenitude. Serão as responsáveis por mil lágrimas, lágrimas com gosto de passado, um pranto calado desde aquele primeiro instante, que só esperava solo seguro e fértil de tristeza para finalmente brotar.

Pessoas de passado delimitam seu futuro. Poucas pessoas fazem você realmente se sentir vivo, parte de uma história, atuante num mundo pulsante e real. Poucas pessoas, de maneira boa ou ruim, vão te desestruturar a ponto de causar uma transformação em si, te moldar num outro ser, mais forte, mais seguro, mais humano. Poucas pessoas te transformaram em pó, te desequilibraram e te farão sentir que tudo aquilo que você viveu, você viveu adormecido, incosciente. Poucos gestos, palavras, sorrisos, cheiros, olhares, beijos e lágrimas penetrarão tão fundo em su’alma e invadirão seu coração como em rebento. Poucos, mas demasiadamente importantes para virarem um passado com ânsia de futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário